Território

O território da Prelazia de Itaituba abrangia uma área de 175.365 km2, dividida em apenas dois municípios – o enorme município de Itaituba, e o bem menor município de Rurópolis. Posteriormente, em l992, o então município de Itaituba foi dividido em mais três municípios: Trairão, Novo Progresso e Jacareacanga. Com esta divisão, a Prelazia, desde 1992, abrange cinco municípios: Itaituba, Rurópolis, Novo Progresso, Trairão e Jacareacanga. Por um acordo entre os Bispos Dom Capistrano de Itaituba e Dom Erwin Kräutler da Prelazia do Xingu, o distrito de Castelos de Sonhos – pertencente ao município de Altamira – passou a ser atendido pastoralmente pelos padres de Novo Progresso.
Em fevereiro de 2012, os bispos Dom Erwin da Prelazia do Xingu, e Dom Frei Wilmar Santin firmaram um documento em que Castelo de Sonhos passava oficialmente para Prelazia de Itaituba, inclusive com direito de erigir ali uma paróquia. Quando Castelo de Sonhos se tornar município, se fará a mudança canônica, visto que então haverá uma área bem definida. Assim o território da Prelazia de Itaituba aumentou em relação à data da sua criação.
Atualmente a Prelazia de Itaituba se divide em seis paróquias, três áreas pastorais e uma missão indígena:

1)    Paróquia da Catedral Sant’Ana em Itaituba
2)        Paróquia N. Sra. do Bom Remédio em Itaituba
3)        Paróquia Santíssima Trindade em Rurópolis
4)        Paróquia São José Operário em Trairão
5)        Paróquia Santa Luzia em Novo Progresso.
6)        Paróquia Santo Antonio, Castelo de Sonhos – criada em fevereiro de 2012
7)        Área Pastoral III – Rod. Transamazônica e BR 163
8)        Área Pastoral São Francisco do Tapajós
9)        Área Pastoral de Jacareacanga
10)    e a Missão Indígena São Francisco, no Rio Cururu, Alto Tapajós.

Todas as paróquias desenvolvem as atividades normais paroquiais e atendem um grande número de comunidades rurais, existentes dentro dos seus limites territoriais. Algumas capelas têm o Santíssimo Sacramento reservado, permitindo celebrações dominicais com a Santa Comunhão, distribuída por Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística. Catequistas leigos(as) desenvolvem o trabalho catequético em todas as comunidades, tanto urbanas como rurais. Nas paróquias há movimentos e pastorais específicas, como: Apostolado da Oração, Pastoral da Criança, ECC (Encontro de Casais com Cristo), RCC (Renovação Carismática Católica), Legião de Maria, OFS (Ordem Franciscana Secular), Pastoral Familiar, Pastoral da Juventude, CPT (Comissão Pastoral da Terra), CIMI (Conselho Indigenista Missionário).

Nenhum comentário:

Postar um comentário